• 30/10/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Teleconsulta cresce 605% na Paraíba em um ano; Campina Grande lidera serviço

Teleconsulta cresce 605% na Paraíba em um ano; Campina Grande lidera serviço

Disseminada durante a pandemia de covid-19, a assistência médica online segue crescendo de maneira exponencial na Paraíba. Em 2023, já foram registrados 14.821 atendimentos de consultas eletivas na modalidade em João Pessoa e em Campina Grande, número 605% maior em comparação ao mesmo período em 2022.

O levantamento, realizado pela Hapvida NotreDame Intermédica, mostra que a Rainha da Borborema lidera a adesão e também o crescimento do serviço. Até setembro deste ano, foram 8.098 atendimentos contra 1.123 no ano passado. O aumento chega a 621,1% na localidade.

Em João Pessoa, os dados de 2023 já computam 6.723 teleconsultas. Até setembro de 2022, o número chegou a 1.326. A evolução, neste caso, alcança 407%. 

Dentre os principais serviços demandados no último mês, destacam-se clínica médica (654), psicoterapia (121) e neurologia (91).

Essa é uma tendência em todo o país. No terceiro trimestre de 2023, a Hapvida NotreDame Intermédica ultrapassou a marca de oito milhões de teleconsultas. A operadora realiza mais de 400 mil consultas virtuais mensais no Brasil.

De acordo com Marcelo Moreira, diretor médico de Padronização e Protocolos Médicos, o isolamento vivenciado durante a pandemia acelerou a adoção da tecnologia e a mudança de comportamento do cliente, que passou a demandar um bom serviço de telemedicina. “Outros fatores responsáveis pelo crescimento no uso da teleconsulta são benefícios como a comodidade, a segurança e a velocidade para atuar no começo dos sintomas”, afirma.

Dentre os principais diferenciais do atendimento digital, estão as tecnologias desenvolvidas pela própria empresa, como as plataformas de interação médico-paciente, que buscam oferecer uma experiência fluida. Destaca-se, ainda, a prescrição digital, que envia documentos de forma rápida e segura. Além disso, os beneficiários também têm acesso a sessões de psicoterapia, a acompanhamento nutricional e à renovação de receita.

De acordo com Ádria Cândido, diretora de Saúde Digital, Centros Clínicos e Medicina Preventiva da Hapvida NotreDame Intermédica, o aparato oferecido tem garantido taxa de resolutividade superior a 90% nas teleconsultas eletivas.  “Na maior parte dos casos, não tem havido necessidade de uma nova consulta presencial na mesma especialidade em até 60 dias após o atendimento virtual”, informa.

Comentários