• 25/01/2024
  • por Resenha Politika

Transposição

Wilson Santiago destaca garantia de recursos no Orçamento 2024 para obra do Ramal do Vale do Piancó

Wilson Santiago destaca garantia de recursos no Orçamento 2024 para obra do Ramal do Vale do Piancó


O deputado federal licenciado e secretário de Representação Institucional da Paraíba, Wilson Santiago (Republicanos) comemorou a garantia de recursos no Orçamento 2024 para a obra do Ramal do Vale do Piancó, conhecido como terceiro eixo da transposição do Rio São Francisco. Serão destinados inicialmente R$ 4,4 milhões, conforme consta na edição suplementar do Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (24). 

A obra do Ramal do Vale do Piancó é de extrema importância para a segurança hídrica da região, pleito defendido pelo deputado federal Wilson Santiago junto ao Governo Federal. A obra deverá garantir água da transposição do Rio São Francisco para 36 municípios da Paraíba e Rio Grande do Norte, sendo 18 deles no Vale do Piancó. Somente na Paraíba, deverá beneficiar cerca de 200 mil pessoas. 

O Projeto garantirá que as águas da transposição abasteçam o açude da Barra em Condado, em Conceição, e percorram todo o rio Piancó até a Barragem de Coremas, ou seja, perenizando todo o Vale do Piancó.

“Como membro da Comissão de Orçamento, defendi a inclusão de recursos já para o Orçamento 2024 para essa importante obra que irá beneficiar mais de 200 mil paraibanos. É indiscutível que o Vale do Piancó mereça de todos nós um olhar especial e, assim, o nosso mandato está comprometido com a luta pelo Canal da Transposição do Rio São Francisco para aquela região que ainda sofre com os efeitos da seca”, ressaltou Wilson Santiago. 

O deputado lembrou que a pauta do terceiro eixo da transposição é recorrente. O deputado, junto com os demais integrantes da bancada federal paraibana, conseguiram aprovar a solicitação. A obra foi classificada como uma das prioridades do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Comentários