• 17/04/2023
  • por Resenha Politika

Aesa cria Sistema de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos para auxiliar agricultores; entenda

Aesa cria Sistema de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos para auxiliar agricultores; entenda

Os agricultores paraibanos ganharão uma importante ferramenta para escolher a hora certa de iniciar os plantios. A Agência Estadual de Gestão das Água da Paraíba (Aesa), em parceria com o Projeto Cooperar, criará o Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira), uma plataforma on-line de apoio à agricultura familiar com informações sobre tempo, clima, culturas agrícolas adequadas para cada município e as melhores épocas de plantio em cada região.

De acordo com o gerente-executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno Teodósio de Medeiros, a previsão é de que a plataforma esteja pronta no segundo semestre de 2024. “O projeto Seira já está em andamento. Além da construção do portal agrometeorológico on-line, foram adquiridas 23 estações agrometeorológicas com intuito de alimentar os modelos agrometeorológicos e fazer a caracterização climática das 23 microrregiões geográficas da Paraíba, dando suporte regional ao produtor e o projeto já se encontra na sua fase de execução e implantação”, explicou.

O Seira disponibilizará informações como: áreas aptas ao cultivo das culturas agrícolas; calendário agrícola com indicativo de datas aptas de plantio; previsão de tempo e clima, diária, mensal e sazonal; alertas de possíveis ocorrências de estiagem no estado, inundações e outros eventos climáticos extremos; definição de culturas aptas à realidade geomorfológica; fenologia e produtividade.

“O agricultor saberá a data certa de plantar, a cultura correta para cada microrregião. Ele poderá checar as variáveis meteorológicas em tempo real. Como exemplos podemos citar: a quantidade de chuvas, temperatura, umidade, vento, radiação solar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica e umidade e temperatura do solo em até 60 centímetros de profundidade”, elencou Alexandre Magno.

Também estarão disponíveis dados relacionados a: prognósticos climáticos a curto e médio prazo de previsão do tempo, clima e sistema de alertas em tempo real; modelagem de zoneamento agrícola e de risco hidroclimático; informações hidrológicas das bacias hidrográficas; definição do calendário agrícola estadual, dentre outras informações.

Comentários