• 04/09/2023
  • por Resenha Politika

Banco do Nordeste oferta financiamento integrado para custeio a agricultores familiares da Paraíba

Banco do Nordeste oferta financiamento integrado para custeio a agricultores familiares da Paraíba

 Em ação integrada com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), o Banco do Nordeste intensificará a oferta de crédito rural a agricultores familiares da Paraíba para projetos que envolvam mais de uma atividade na propriedade rural. A medida é direcionada ao custeio e será apresentada aos produtores e agricultores das associações de feiras agroecológicas.

Uma reunião no escritório do BNB na Paraíba em agosto contou com a presença do secretário executivo da Seafds, Bivar de Sousa Duda, bem como da equipe gestora do setor rural e da microfinança rural (Agroamigo), além do superintendente do BNB na Paraíba, João Nilton Castro Martins. Um termo de parceria entre as instituições deve formalizar uma busca ativa para oferta de crédito em limites que podem chegar a até R$ 420 mil para atividades de suinocultura, aquicultura, avicultura, carcinicultura e fruticultura. Para outros tipos de empreendimentos, os limites de crédito chegam a até R$ 210 mil.

O gerente executivo da área rural do BNB, Keke Roseberg, ressalta que o financiamento integrado permitirá que os agricultores possam trabalhar com atividades distintas, como bovinocultura, cultivo de hortifruti e do algodão, por exemplo. No caso específico da integração com a cultura do algodão orgânico, a produção tem por preceito a não utilização de agentes químicos, gerando impacto positivo ao meio ambiente e agregando valor às outras culturas.

“Esse é um dos motivos pela busca dos produtores e agricultores familiares associados à agroecologia, pois é um público que já tem um interesse pela produção livre de agrotóxicos e que pode ampliar os itens de cultivo por meio do crédito integrado”, avalia o gerente.

Comentários