• 28/04/2020
  • por Resenha Politika

Legislativo

Covid-19: Cida Ramos discute fortalecimento de agricultura familiar com deputada federal Natália Bonavides

Covid-19: Cida Ramos discute fortalecimento de agricultura familiar com deputada federal Natália Bonavides

A deputada estadual Cida Ramos (PSB) realizou nesta segunda-feira (27), uma Live em suas redes sociais com a deputada federal Natália Bonavides (PT), para discutir sobre a importância e a proteção da agricultura familiar frente à pandemia do coronavírus.
 
A parlamentar paraibana ressaltou que assim como discutir a prevenção à doença, é importante debater sobre os impactos sociais e econômicos que afetam a vida da população. "A agricultura familiar, segundo a ONU, é responsável por 80% dos alimentos que chegam à nossa mesa. No Brasil, envolve 4,4 milhões de pessoas, gerando renda para 70% de brasileiros no campo, que produzem alimentos variados, com respeito ao solo e ao ecossistema. A atividade teve apenas 14% de todos financiamento disponível para agricultura e se concentra em apenas 23% das terras agricultáveis no país. Discutir a função social da terra é tarefa de toda sociedade" ressaltou.

Já a deputada Natália Bonavides salientou que é preciso incentivar e possibilitar meios para a geração de alimentos, a partir da produção camponesa, da agricultura familiar, da agricultura quilombola e indígena. “Propagar a agricultura familiar é reafirmar a necessidade de discussão sobre a distribuição de terras e o acesso aos direitos básicos. A desigualdade do nosso país está intrinsecamente ligada a questão de distribuição de terras e como isso vem sendo tratado com indiferença historicamente. Quem coloca comida na nossa mesa é a agricultura familiar”, pontuou

Ambas as deputadas também destacaram a liberação de 551 novos agrotóxicos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro. “O objetivo do governo é focar no agronegócio e minimizar a agricultura familiar”, reforçaram.

Comentários