• 07/11/2023
  • por Resenha Politika

Governo da Paraíba conquista Prêmio Selo de Mérito em programas habitacionais pelo segundo ano consecutivo

Governo da Paraíba conquista Prêmio Selo de Mérito em programas habitacionais pelo segundo ano consecutivo

O Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), alcançou mais uma premiação “Selo de Mérito”, o mais importante reconhecimento do setor de Habitação Social do Brasil. O Projeto da Cehap no Residencial Rosa Luxemburgo, em Várzea Nova, no município de Santa Rita, foi destaque entre as demais iniciativas enviadas de todo o país e conquistou a Categoria Trabalho Social. 
 
A entrega oficial do prêmio concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano será no próximo dia 29 de novembro, durante o 70° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, no Rio de Janeiro. 
 
Rosa Luxemburgo - O Residencial Rosa Luxemburgo, construído pelo Governo da Paraíba, por meio da Cehap, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, é composto por 576 apartamentos e está localizado em uma área de alta vulnerabilidade social. Muitas das famílias contempladas viviam em situação precária de moradia e passaram a contar com residência própria e também com rede coletora de esgotos, rede de abastecimento, entre outros benefícios.
 
A Cehap desenvolveu uma ação estratégica com estímulos à participação dos moradores, como rodas de conversas, teatrais, músicas, feiras e oficinas. Essa participação leva a um dos objetivos: emprego e renda, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, em parceria com o Senai, preparando para o mercado de trabalho. Os de melhor aproveitamento fazem estágios na própria Cehap.
 
Na Paraíba, nos últimos anos, a cada novo projeto habitacional construído, a Cehap tem aprimorado esse trabalho social, realizando ações que efetivamente modificam e transformam a vida das pessoas, elaborando uma metodologia participativa, estabelecendo sempre uma proximidade com os beneficiários, acolhendo as necessidades e promovendo uma mudança por meio dessa oferta.
 
Destaque - Na edição de 2022, o Governo da Paraíba conquistou outras duas premiações Selo de Mérito, com a desprivatização e a regularização fundiária do município de Rio Tinto, uma ação histórica, fruto de uma decisão do governador João Azevêdo para resolver o problema de centenas de famílias que habitavam em casas alugadas, pertencentes à antiga fábrica de tecidos na cidade; e com o Programa Estadual Parceiros da Habitação (PPH), que institui parcerias do Governo da Paraíba com municípios, movimentos de moradia, entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para construção de unidades habitacionais.
 
A presidente da Cehap, Emilia Correia Lima, comemorou mais um avanço na habitação paraibana. “Esse é mais um prêmio que serve para mostrar que a Paraíba é um exemplo para o Brasil. Esse reconhecimento mostra que estamos construindo uma responsabilidade à frente do nosso tempo, com novos paradigmas”, disse.
 
O Prêmio - O Selo de Mérito, premiação realizada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (ABC/FNSHDU) dentro do Fórum Nacional da Habitação, que acontece anualmente, tem o objetivo de estimular e divulgar os projetos relevantes desenvolvidos pelas entidades afiliadas à ABC no âmbito da habitação de interesse social e do enfrentamento aos problemas históricos de irregularidade e risco, além da busca de alternativas inovadoras, sustentáveis social e ambientalmente que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente construído, respeitando a cultura e os costumes do público alvo e incentivar o aperfeiçoamento das estruturas de estados e municípios objetivando o enfrentamento do déficit habitacional nos seus aspectos qualitativos e quantitativos.

Comentários