• 18/10/2023
  • por Resenha Politika

Lançado o edital do prêmio Mestres da Educação 2023 na PB

Lançado o edital do prêmio Mestres da Educação 2023 na PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) divulgou, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (18), o edital nº 026/2023 do Prêmio Mestres da Educação. A ação busca de reconhecer e incentivar as boas práticas pedagógicas no ambiente escolar e tem como público-alvo os professores da rede estadual de Educação Básica. O valor da premiação para os professores corresponde ao 14º salário.
 
O prêmio valoriza os docentes que se destacam em diversas áreas do conhecimento e que propõem práticas pedagógicas inovadoras. Seu principal foco são professores que, em meio aos desafios de ensino-aprendizagem no ano letivo de 2023, conseguiram promover um ambiente favorável à aprendizagem, incentivando projetos educativos e práticas que garantam acesso, permanência e conclusão dos alunos na educação básica.
 
Para participar, os educadores precisam estar em efetivo exercício, com registro de carga horária no Sistema de Acompanhamento de Pessoal da SEE-PB. O período de inscrições iniciou nesta quarta-feira e segue até o dia 6 de novembro. No ato da inscrição, realizada por meio do endereço eletrônico www.see.pb.gov.br/premios os interessados devem enviar o formulário de inscrição, projeto elaborado para o ano de 2023, relatório e documentos comprobatórios no local indicado.
 
Uma comissão avaliará os documentos dos inscritos, considerando três principais quadros: Projeto, Relatório de Execução do Projeto e Documentos Comprobatórios. O projeto do professor será avaliado sob diversas dimensões, incluindo alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular e métodos de execução. O relatório deve fornecer evidências das ações pedagógicas realizadas em 2023 e os documentos comprobatórios devem confirmar o desenvolvimento do projeto.
 
De acordo com o cronograma, após o período de inscrições, a homologação preliminar das inscrições será divulgada no dia 9 de novembro e a final em 16 de novembro. A análise dos materiais ocorrerá de 20 de novembro a 8 de dezembro, com a divulgação dos vencedores até 31 de dezembro de 2023.
 
“Essa é uma iniciativa que reforça a importância do papel do educador na formação de cidadãos críticos e participativos. Com o prêmio Mestres da Educação, a Secretaria busca não apenas valorizar o trabalho dos nossos profissionais, mas também incentivá-los a continuar desenvolvendo métodos inovadores e eficientes de ensino. Convido todos os professores a participar pois esta é uma excelente oportunidade para valorizarmos e reconhecermos as boas práticas pedagógicas que vocês, com tanto empenho, desenvolvem em nossas escolas”, destaca o secretário de Educação do Estado, Roberto Sousa.
 
Edição anterior - A edição de 2022 do Mestres da Educação premiou 1,7 mil docentes e recebeu um investimento de R$ 8,5 milhões do Governo da Paraíba.

Comentários