• 03/07/2023
  • por Resenha Politika

Investimentos

Padre Gilberto luta para destravar projetos das associações rurais de Monte Horebe

Padre Gilberto luta para destravar projetos das associações rurais de Monte Horebe

Desde o dia 12 de maio de 2023 que o padre Gilberto Lisboa vem conversando com frequência com a gerente Operacional do Cooperar na Paraíba, Elisane Abrantes, com o objetivo de destravar projetos encaminhados pelas associações do município de Monte Horebe para o devido órgão do Estado.

“Estamos desenvolvendo uma boa parceria com o Cooperar através da gerente e do coordenador da regional de Sousa, Kleber Batista, que se comprometeu de dar suporte as nossas associações rurais. Além disso, já tenho conversado com vários presidentes de associações e falado da nossa luta junto aos órgãos em favor das mesmas”, explicou.

Padre Gilberto lamentou constatar que as associações, em sua maioria, foram esquecidas nos últimos anos pela gestão municipal, tanto é, que inúmeras delas hoje encontram-se irregulares, em débito e inabilitadas devido a falta de parceria e de assistência por parte do poder público municipal.

“Fiz o levantamento da situação atual das associações junto ao Cooperar e solicitei apoio, suporte e acompanhamento do órgão estadual e regional para as associações do município”, afirmou.

No último dia 7 de junho Padre Gilberto esteve visitando a coordenadora estadual, Elisane na sede estadual, localizada na Epitácio Pessoa 4756 – Cabo Branco – João Pessoa.

Segundo relatório do cooperar, muitos projetos das associações do município encontram-se parados e outros que podem ser solicitados, a exemplo de projetos de tecnologias sociais, com até 10 famílias por associação, para criação de galinha caipira, criação de caprinos, criação de abelha sem ferrão, plantação de palma, poços com chafariz, abastecimento d’água completo até às casas, abastecimento singelo, passagens molhadas, tudo isso pode chegar as comunidades através das associações sem depender de prefeitura.

Alguns projetos já foram executados pelo cooperar e existem outros em andamento para várias associações do município.

Foram executados: 16 cisternas no Gravatá, 14 cisternas na Serrinha, Chapada, e Guaiá, outras 12 cisternas no Carrancudo.

Em andamento temos 35 cisternas já licitadas para Lagoa do Recanto, Pires, Boa Vista e Queimadas.

Outros projetos importantes em andamento como perfuração de poços para os Sítios, Boa Vista e Pires.

Abastecimento D’água completo para Sozinho, Areias, Capim, Belém, Batalha, Canoa, Serrote, Olho D’água, Cajuí, Pedreira, Caboclo, Gravatá e Angelim.

É preciso ressaltar que o projeto de abastecimento D’água completo para essas comunidades encontra-se sob o parecer técnico desfavorável, devido algumas situações do tipo de vazão do poço, ou de salinidade da água quando ultrapassa 500ppm, fatores esses que podem ser contornados (com uso de dessalinizador) ou no mínimo adaptados para o sistema de abastecimento singelo no caso dos que não puderem ser contornados.

“Vamos trabalhar e lutar por dias melhores e mais qualidade de vida pra o nosso povo. Nosso grupo com nossos deputados: Estadual Chico Mendes, Federal Wilson Santiago e o Governo do Estado João Azêvedo. Vamos fazer muito mais por Monte Horebe”, concluiu Padre Gilberto.

Comentários