• 26/05/2023
  • por Resenha Politika

Paraíba apresenta diagnóstico das comunidades ciganas de Sousa no lançamento da Caravana Brasil Cigano

Paraíba apresenta diagnóstico das comunidades ciganas de Sousa no lançamento da Caravana Brasil Cigano

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GEDH), apresentou, nessa quinta-feira (25), na programação de lançamento da “Caravana Brasil Cigano”, na cidade de Sousa, o Diagnóstico Socioeconômico e Territorial das Comunidades Ciganas de Sousa.

A Caravana, lançada na terça-feira (25) - Dia Nacional do Povo Cigano, integra o processo da elaboração do Programa Brasil Cigano, criado pela Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, do Ministério da Igualdade Racial em parceria com outros órgãos ministeriais, estaduais e municipais.

A cidade de Sousa, no Sertão paraibano, abriga a maior comunidade cigana da América Latina. O demonstrativo do diagnóstico apresentado, a convite do Ministério da Igualdade Racial (MIR), é resultado do levantamento de dados socioeconômicos realizados pela GEDH que coordena a ação do Plano de Desenvolvimento para Comunidade Cigana de Sousa, pactuado com a Prefeitura Municipal de Sousa, a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e o Ministério Público Federal (MPF).

O Plano de Desenvolvimento da Comunidade Cigana em Sousa encontra-se estruturado, fundamentalmente, em quatro eixos de atuação, compreendendo os seguintes temas: 1º - Diagnóstico Socioeconômico e Territorial da população Cigana em Sousa e ações de inclusão social; 2º - Inclusão Produtiva: Trabalho, Emprego, Renda e Segurança Alimentar; 3º - Integração e consolidação da rede de proteção social e 4º - Território e Moradia.

Segundo o sociólogo da Gerência de Direitos Humanos da Sedh, Eduardo Brunello, “como produto inicial do primeiro eixo do Plano, o diagnóstico sistematiza o trabalho de reconhecimento e análise da realidade socioeconômica, identificando as vulnerabilidades, demandas e potencialidades dessa população, em vista de subsidiar a proposição de estratégias de ação para desenvolvimento da comunidade”, explicou o técnico.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destaca a relevância do diagnóstico que é também um instrumento de gestão. “Temos em mãos um material riquíssimo capaz de auxiliar na promoção e articulação de políticas públicas para a garantia de direitos da população cigana. Políticas públicas que desenvolvam a autonomia, o protagonismo e a sustentabilidade socioeconômica desse povo, no município de Sousa. Sem deixar de lado, é claro, as particularidades de suas características culturais e as dinâmicas territoriais”, enfatizou.

O secretário da Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, do Ministério da Igualdade Racial, Ronaldo dos Santos, esteve no lançamento da Caravana Brasil Cigano, em Sousa, e falou da importância das parcerias nos territórios.

“Aqui em Sousa, esse lugar tão importante, foi fundamental termos sido acompanhados por diversas autoridades, incluindo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, que tem um papel fundamental. Nós falamos de desenvolvimento, de direitos humanos, de dignidade humana, e a secretaria, como um ente que pode apoiar muito diretamente e indiretamente articulando outros órgãos de Estado levando essa pauta tão relevante para dentro do Governo do Estado da Paraíba, para nós é uma parceira fundamental. Estaremos juntos, pois isso é apenas o início”, enfatizou o secretário nacional.

No sábado (27), o Núcleo Sociocultural e Esportivo da SEDH, que também está na cidade de Sousa, vai realizar um torneio de futebol com a população cigana, no campo dos ranchos.
A Caravana Brasil Cigano segue percorrendo as cinco regiões do país dialogando com as comunidades ciganas, na sua diversidade étnica e regional, para adquirir subsídios para construir uma política nacional para os povos ciganos.

Reconhecimento
A história de reconhecimento da cidadania dos povos ciganos no Brasil é iniciada a partir do Decreto Nº. 10.841, de 25 de maio de 2006, que institui o Dia Nacional do Cigano. O município de Sousa foi escolhido para dar início a Caravana por abrigar atualmente a maior comunidade cigana da América Latina. O ciganos da etnia Calon, residentes naquela cidade, marcam a história de resistência, resiliência e luta coletiva pela vida. Hoje cerca de sete mil ciganos residem em 27 municípios do estado.

Comentários