• 18/09/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Paraíba registra 52 casos de meningite com 14 óbitos; MP alerta 55 cidades com baixa cobertura vacinal

Paraíba registra 52 casos de meningite com 14 óbitos; MP alerta 55 cidades com baixa cobertura vacinal

O Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público da Paraíba encaminhou aos promotores que atuam na área, a título de apoio funcional, uma minuta de recomendação a ser expedida aos municípios com medidas para ampliar a cobertura da vacina meningocócica C. Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), até o dia 30 de agosto, 55 municípios paraibanos não haviam alcançado ao menos 50% da meta da cobertura da vacina Meningocócica C, que é de 95%.

De acordo com a coordenadora do CAO Saúde, promotora Fabiana Lobo, dados da SES mostram que, até setembro deste ano, já foram registrados, na Paraíba, 52 casos de meningite, com 14 óbitos por meningite bacteriana.

A minuta aponta algumas estratégias que os municípios podem adotar como a disponibilização da vacinação em todas as unidades, facilitando o acesso da população, com horários estendidos e diferenciados para acesso da população no final de semana; o não agendamento da vacinação; e a busca ativa dos não vacinados e a oferta da vacina no domicílio dos usuários com esquemas incompletos e que tenham dificuldade de locomoção, através dos Agentes Comunitários de Saúde e equipes de saúde ou social.

Outras medidas previstas na recomendação incluem a comunicação ao Ministério Público local dos casos de recusa dos pais ou dos responsáveis de imunizar os filhos com a vacina obrigatória Meningocócica C, do Calendário Vacinal do PNI; o registro diário das doses aplicadas no respectivo sistema de informação; e a comunicação à Secretaria de Estado da Saúde de possíveis inconsistências de dados no sistema da Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS), para fins de correção.

A vacina Meningocócica C (Conjugada) protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C, sendo a 1ª dose aplicada aos 3 meses de idade; a 2ª dose aos 5 meses de idade; e reforço aos 12 meses de idade.

Comentários