• 17/11/2021
  • por Resenha Politika

Educação

Prorrogado prazo para envio de dados fiscais de 2020 do cálculo do valor por aluno ano total

Prorrogado prazo para envio de dados fiscais de 2020 do cálculo do valor por aluno ano total

Foi prorrogado o prazo para que os municípios enviem os dados contábeis, orçamentários e fiscais de 2020 do cálculo do Valor Aluno Ano Total (VAAT). A prorrogação é regularizada pela Medida Provisória (MP) 1.074/2021, enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional.
 
Os dados são necessários para o cálculo do valor aluno ano total (VAAT) e, consequentemente,  para a distribuição da complementação -VAAT da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no exercício de 2022.
 
A MP 1.074/2021 altera a Lei 14.113/2020, de regulamentação do Fundeb. De acordo com a Medida, a nova data para envio dessas informações será definida e divulgada por regulamento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia.
 
“Essa é uma medida importante, pois o prazo para envio dessas informações terminou em abril e 40% dos municípios em todo o Brasil não as encaminharam no tempo previsto. Este atraso, conforme dados da Confederação Nacional de Municípios, é consequência de diversos problemas enfrentados pelos gestores locais, decorrentes, entre outros, dos momentos críticos da pandemia da Covid-19 no início deste ano”, destacou George Coelho, presidente da Famup.
 
Para George, é importante que os gestores que ainda não enviaram os dados que o façam o quanto antes, para evitar penalidades e para que a distribuição dos recursos seja mais equitativa, alcançando maior número de municípios.

 

Comentários