• 20/12/2023
  • por Resenha Politika

Fundação PB Saúde celebra um ano de funcionamento da Hemodinâmica de Patos com mais de 2.500 procedimentos realizados

Fundação PB Saúde celebra um ano de funcionamento da Hemodinâmica de Patos com mais de 2.500 procedimentos realizados

Com investimentos do Governo da Paraíba e em pleno funcionamento, a Hemodinâmica de Patos, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), completou nesta quarta-feira (20) um ano de funcionamento desde sua inauguração. Neste período, foram realizados mais de 2.500 procedimentos, entre os quais: cateterismo cardíaco; angioplastia coronariana (desobstrução das artérias coronárias); angiografia de membros (exame detalhado de veias e artérias); implantes de marcapasso transvenoso temporário; aortografia abdominal e aortografia torácica (exame que visualiza a parede das artérias); flebografia (raio X das veias) e arteriografia de MID (exame para verificar a presença de entupimentos ou dilatações na artéria).

A comemoração do aniversário do serviço, que funciona no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, contou com ato ecumênico, divulgação do balanço dos dados por parte da direção da fundação, e premiação de colaboradores do ano. A solenidade aconteceu no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, e começou com um ato ecumênico celebrado por Francisco Guedes, diretor do Hospital Regional de Patos. Em seguida, um vídeo comemorativo de um ano de funcionamento do serviço foi apresentado para todos os presentes, que também acompanharam a divulgação dos dados sobre os atendimentos realizados pela equipe assistencial ao longo dos últimos 12 meses.

“Entre 20 de dezembro de 2022 e 18 de dezembro de 2023, realizamos 206 procedimentos vasculares e 2.323 procedimentos cardiológicos, sendo 49% deles após março deste ano, quando foi implantado o programa Coração Paraibano. Além disso, nossa equipe saiu de 14 para 101 colaboradores, todos aprovados no concurso ou no processo seletivo da PB Saúde. Ainda destacamos a ampliação do serviço, com implantação de novos leitos de enfermaria e de UTI cardiológica. Isso só mostra a importância e a relevância que a gente tem de ser um serviço realmente consolidado no Sertão do estado”, disse Liliane Sena, coordenadora da Hemodinâmica de Patos.

Para a direção superior da PB Saúde, os números revelam uma assistência de alta complexidade, que beneficia diretamente a população de 89 municípios do sertão paraibano. “O trabalho que é realizado na Hemodinâmica de Patos está fazendo história. Sendo o primeiro serviço de hemodinâmica do Sertão da Paraíba, a gente conseguiu modificar a vida dos pacientes da região, que não precisam mais se deslocar para grandes centros, como João Pessoa e Campina Grande, para intervenções nas áreas de cardiologia intervencionista e endovascular. Nós só temos a agradecer pelo carinho, dedicação e atenção de todos os colaboradores que fazem este trabalho”, disse a diretora de atenção à saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega.

Os colaboradores da Hemodinâmica de Patos foram homenageados na solenidade de aniversário do serviço, que funcionou também como uma confraternização de final de ano. Além de sorteio de brindes, cinco colaboradores foram escolhidos pelos líderes como destaques do ano, recebendo premiações pela dedicação de excelência à população paraibana.

“Estes colaboradores são um exemplo do trabalho bem feito por cada um que faz o serviço, e é essa dedicação que mostra como chegamos a esses números tão expressivos e reconhecidos em todo o estado. Em um ano, a gente bateu a meta esperada para dois anos, e isso só demonstra que Patos é capaz de ter um serviço de excelência e de fazer a diferença no estado, especificamente na região do Sertão”, completou Jânio Rolim, coordenador do serviço de cirurgia endovascular da Hemodinâmica de Patos.

Mais sobre a Hemodinâmica de Patos – O Governo da Paraíba implantou o serviço em Patos com a entrega do equipamento, que iniciou o funcionamento em 20 de dezembro de 2022, e, desde então, beneficia diretamente a população do sertão paraibano. Todo o atendimento se dá de forma regulada, por meio da Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, no qual, junto à regulação da PB Saúde, analisa o perfil de cada paciente e proceder com o encaminhamento necessário.

Comentários