• 18/03/2024
  • por Resenha Politika

A reciclagem não tira férias

Prefeitura e Recicla Cajazeiras arrecada 27 toneladas de recicláveis com campanha

Prefeitura e Recicla Cajazeiras arrecada 27 toneladas de recicláveis com campanha

A campanha de arrecadação de materiais recicláveis nas escolas municipais, que uniu a Prefeitura de Cajazeiras, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, e a cooperativa de reciclagem da cidade, a Recicla Cajazeiras, foi um verdadeiro sucesso. 

A ação inédita intitulada “A reciclagem não tira férias” conseguiu reunir 27 toneladas de materiais nas escolas, sobretudo livros e cadernos usados doados pelos alunos, familiares e amigos. O período de arrecadação foi entre os meses de novembro e dezembro de 2023.

Os itens coletados foram encaminhados para a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR) de Cajazeiras, onde foram processados e vendidos, gerando trabalho e renda para as cooperadas e os cooperados que atuam na Recicla Cajazeiras. Além disso, a campanha contribuiu com a conscientização socioambiental de alunos, pais e professores, e promoveu ainda a sustentabilidade no município.

“Ficamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados com a campanha ‘A reciclagem não tira férias’. Primeiro, porque mostrou que quando existe parceria e um interesse real com a causa socioambiental, é possível fazer a diferença. Segundo, pela oportunidade de conscientizar a população sobre os benefícios da reciclagem, que englobam não apenas o meio ambiente, mas também as pessoas”, comenta Daizideria, cooperada da Recicla Cajazeiras.

Além de Cajazeiras, a campanha também movimentou outras nove cidades, que aderiram a ação de coleta e conscientização. São eles: Caçador, Caldas Novas, Garça, Guaxupé, Maracaju, Naviraí, Piracaia, Serra Talhada e Três Rios, todos municípios que fazem parte do Programa Recicleiros Cidades, o maior e mais completo programa estruturante de coleta seletiva e reciclagem do Brasil, promovido pelo Instituto Recicleiros. Ao todo, a campanha arrecadou quase 140 toneladas de materiais recicláveis.

Para 2024, a expectativa é fazer a campanha em dois momentos, tanto nas férias de julho, quanto no recesso de dezembro, ampliando assim a coleta de recicláveis e trazendo benefícios diretos à cidade.

Instituto Recicleiros – Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.

Informações à imprensa – DAC COMUNICAÇÃO 

Comentários