- 12/07/2023
- por Resenha Politika
Emancipação Política
De volta à terra natal, cantor Bartô Galeno faz show marcante em Sousa
No encerramento do dia de comemoração dos 169 anos de emancipação política de Sousa, na segunda-feira, 10/07, o cantor sousense Bartô Galeno proporcionou um show emocionante para seus fãs no Coreto da Praçada Matriz.
O evento, organizado pela Fundação Municipal de Cultura por meio do Matriz das Artes, permitiu que o público presente relembrasse as cançõesmarcantes do artista. O show foi uma forma de celebrar a cultura local eproporcionar momentos de entretenimento e emoção para os espectadores.
Além do cantor Bartô Galeno e da presença do público, estiveram presentes no evento o prefeito Fábio Tyrone, a primeira-dama MarianaCartaxo e os secretários de Comunicação, Eugênio Rodrigues, e de Esportee Lazer, Delani Gledson.
Segundo o prefeito Fábio Tyrone, o evento cultural contribuiu paraenriquecer as comemorações do aniversário de emancipação política de Sousa, proporcionando momentos de alegria e celebração para acomunidade, além de destacar o talento artístico de Bartô Galeno.
História
Bartolomeu da Silva, mais conhecido como Bartô Galeno é um cantor e compositor brasileiro do estilo romântico/brega. Bartô Galeno nasceu em Sousa, na Paraíba, em 20 de maio de 1950.
om 10 anos de idade, mudou-se para Mossoró, Rio Grande do Norte, na época do surgimento do movimento da jovem guarda. Bartô, como era chamado, passou a cantar na Rádio Rural e a participar de vários programas de calouros, nos quais frequentemente ficava em primeiro lugar, chegando a ser considerado "a mais bela voz do Rio Grande do Norte". Em dado momento, o padre Américo Simonetti, em reconhecimento, deu-lhe uma passagem para a cidade de Recife, em Pernambuco. De lá, Bartô foi para São Paulo, onde entrou em contato direto com os músicos da jovem guarda, como Roberto Carlos, Jerry Adriani e Zé Roberto. Bartô começou a carreira como compositor, o que rendeu-lhe vários contatos.
Seu primeiro álbum como cantor viria a ser lançado somente em 1975, intitulando-se "Só Lembranças" pela gravadora Tape K, estreante na época. Sua voz foi descoberta por Ozéias de Paula, que o encaminhou para a gravadora.