• 21/07/2023
  • por Resenha Politika

Saúde

Opera Paraíba: Hospital Regional de Cajazeiras recebe 2ª etapa do mutirão de cirurgia geral e ginecológica

Opera Paraíba: Hospital Regional de Cajazeiras recebe 2ª etapa do mutirão de cirurgia geral e ginecológica

O Programa Opera Paraíba – criado pelo Governo do Estado com o objetivo de facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos e reduzir a fila de espera – chega mais uma vez à cidade de Cajazeiras para realização de cirurgias gerais e ginecológicas. O mutirão, que iniciou nesta sexta (21), no Hospital Regional de Cajazeiras, segue até domingo (23) com a realização de 75 cirurgias, entre os procedimentos, hérnias, colecistectomia, histerectomia e ooforectomia. 
 
De acordo com a diretora geral do Hospital, Jacylene Eduardo, esta é a segunda etapa do mutirão de cirurgias gerais e ginecológicas do Programa este ano. “Recebemos pacientes de 15 municípios da 9ª Região de Saúde do Estado, sendo 25 cirurgias por dia. Alguns municípios já estão zerando a fila de espera por cirurgias geral e ginecológica. Com isso, estamos nos preparando para demandas de outras regiões”, comemora.
 
Segundo a diretora, o Hospital Regional de Cajazeiras conta com três salas de cirurgias, além de receber os pacientes do mutirão, também realiza as demandas de cirurgias eletivas do Programa Opera Paraíba, de segunda a quinta, com equipe própria do hospital. “A gente obedece ao fluxo da fila única prevista pelo Programa, assim, todos os pacientes que aqui são operados, tanto pela modalidade de mutirões, quanto no trabalho diário. Os pacientes do Opera Paraíba são encaminhados via regulação estadual, com as demandas das secretarias de saúde dos municípios”, explica.
 
Somente no mês de julho o Programa Opera Paraíba, além do município de Cajazeiras, já realizou mutirões de catarata e cirurgias eletivas pelas cidades de Taperoá, Solânea, Monteiro, Campina Grande, Coremas e Sousa. E o mutirão continua até o final do mês passando pelas cidades de Picuí e Catolé do Rocha. 
 
O Programa Opera Paraíba  oferta cirurgias gerais, ginecológicas, oftalmológicas e de otorrino, cirurgias de proctologia, vascular, ortopédicas, mastectomias, bariátricas, odontológicas para pessoas com necessidades especiais, cirurgias e ambulatório de endometriose, cirurgia de cabeça e pescoço (tireóide), urologia (cálculo renal), mamoplastia redutora para fins não estéticos, cirurgias de retirada de pterígio e a realização de exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) e Colonoscopia.

Comentários